Curso prático - Editais de Audiovisual

Criação e inscrição de projetos no Fundo Setorial do Audiovisual

Quando: Sem previsão de novas turmas

Ministrantes: Caroline Fioratti e Carol Kaizuka

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

POR QUE FAZER O CURSO?

 

 

Talvez você tenha uma ideia, mas não sabe por onde começar a colocar no papel. Talvez você já tenha colocado no papel, mas se desanima ao se deparar com as demandas de um edital. Talvez você saiba inscrever um projeto em um edital, mas não é contemplado devido à fragilidades que não consegue identificar. Todos já passamos por isso!

 

 

Nesse workshop prático, acompanharemos todas as etapas do desenvolvimento da ideia, criação dos textos, organização da documentação e inscrição no edital - com foco prático nas linhas de desenvolvimento de projeto do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

 

 

Escolhemos o FSA, pois se trata de um modelo de financiamento que exige um alto grau de qualidade dos projetos contemplados e apresenta feedback às propostas pré-selecionadas.

 

Assim, com textos criados para o Fundo Setorial, o participante terá um projeto bem desenvolvido para inscrever posteriormente em outros editais (que também serão mencionados durante o curso).

 

As aulas terão um formato de exposição e consultoria. A cada encontro, o projeto ganhará mais profundidade, consistência, clareza e, assim, se tornará mais competitivo no universo dos editais.  

 

Além do projeto criativo, o participante aprenderá a fazer o orçamento e a inscrição de maneira correta para que seu projeto não corra o risco de ser inabilitado. Afinal, depois de tanto trabalho, não dá para perder a vez por causa de um documento enviado errado.

 

Esperamos por vocês!

 

Carol Kaizuka e

 

Caroline Fioratti

PARA QUEM?

 

Roteiristas que estão começando a se aventurar pelos editais de desenvolvimento.

 

Produtores com ideias para projetos e que estão atrás de financiar o desenvolvimento dos roteiros.

 

Profissionais do audiovisual que desejam aprender a desenvolver projetos e inscrevê-los em editais.

Estudantes de cinema, TV e comunicação que sabem da necessidade de conhecer os incentivos disponíveis no mercado para o financiamento de um projeto.

 

Criadores que querem conhecer um pouco mais do mercado audiovisual e mergulhar no universo da criação de histórias para cinema e TV.

 

Realização:

Apoio:

#1. Introdução

 

Assunto: Editais disponíveis no mercado audiovisual brasileiro.

Apresentação dos principais editais disponíveis e exposição sobre como funciona o Fundo Setorial de Audiovisual e de suas linhas de financiamento.

#2. Premissa

 

Assunto: Desenvolvimento de uma boa premissa e sua viabilidade de realização.

Trabalho prático com as ideias expostas pelos participantes. Uma boa premissa deve oferecer possibilidades narrativas

e viabilidade de produção dentro das nossas condições no mercado brasileiro.

#3. Textos

 

Assunto: Textos exigidos no projeto artístico.

Quais são os textos exigidos

e qual conteúdo deve ser desenvolvido em cada um deles. A premissa apresentada pelos participantes será usada como exemplo nesse trabalho.

#6. Inscrição e documentação

 

Assunto: Revisão dos orçamentos e o passo a passo da inscrição na plataforma.

#5. Argumento e orçamento

 

Assunto: Leitura e análise de alguns argumentos. Exposição sobre como fazer um orçamento de desenvolvimento a partir do projeto criativo.

#4. Personagens e sinopses

 

Assunto: Estudo sobre criação de personagens e sinopses.

Análise dos textos apresentados pelos alunos. Pontos fortes e fragilidades.

#7. Consultoria final

 

Assunto: Cada participante terá um tempo para conversar individualmente com as orientadoras sobre o seu projeto. Serão apontados os pontos fortes e fracos e sugestões de melhoria.

#8. Pitching
 

 

Assunto: Simulação de pitching com a presença de profissionais convidados. Treinamento de apresentação oral e avaliação de desempenho do participante. O que faz um pitching ser bom e eficiente?

Pronto!
 

 

Parabéns! Você está apto para desenvolver seu projeto criativo e inscrevê-los nos principais editais de desenvolvimento.

 

Boa sorte!

COMO CHEGAR: Metrô Fradique Coutinho